" Saúde...A boa orientação, faz a diferença! Exija Profissional de Educação Física, o único habilitado a promover valores com ética e segurança."







quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Resultados









                                                                                                           


Neste último final de semana, foi realizado nas quadras da Top Tênis em Florianópolis, a VIII etapa do Floripa Open de Tênis.
Os tenistas Richard Cordeiro de Oliveira, Simone Barbosa e Luiz Villela estiveram presentes nesta competição e alcançaram excelentes resultados.
Richard  foi semi-finalista da 5°B Masculina, Simone levantou o trófeu de vice-campeã da 2°Classe B feminina e Luiz Villela foi vice-campeão da 5°B Masculina.


Parabéns aos tenistas!

Abraços

Adriano Coach

Enquete

Boa tarde pessoal,

Participe da enquete ao lado votando na sua aposta para faturar o 4° Grand Slan do ano, o US OPEN.

Abraços

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TIE BREAKER – A PROVA FINAL

Por Marcelo Tella

Está 6/6. Tudo vai ser decidido num tiebreaker. Esta é a hora de você mostrar o que você aprendeu até agora”.

Agora preste atenção! Se uma partida de tênis representa um curso universitário, então o tiebreaker é o exame final, e todos os games jogados até o tiebreaker são as aulas. Você já passou por uma aula de saque, uma pesquisa de devolução, uma prova dissertativa em voleios, e uma prova oral de jogo de fundo. O final? Vai incluir todas as “disciplinas” num teste curto e nervoso. Para você detoná-lo, você vai precisar aplicar toda a informação que você juntou até esse ponto. Use as jogadas nas quais você tirou 10, e evite aquelas que você teve dificuldades para tirar nota – assim você não terá problemas em passar no exame final.

COMPUTAÇÃO

O computador de tênis mais útil já criado está colocado bem em cima dos seus ombros. É aonde você armazena informações valiosas sobre seus adversários. Quais golpes eles usam bem, quais eles não usam e quais táticas ou golpes eles fazem em situações específicas. Nào se esqueça de usar esta informação. Se sacar periodicamente na direita do seu adversário está funcionando, por exemplo, continue fazendo isso durante o tiebreaker. Lembre-se: uma fraqueza pode se intensificar sob a pressão extra que existe no tiebreaker.

CONTINUE COM AS SUAS ARMAS OK

Você está no tiebreaker. Regra no. 1: não altere dramaticamente seu plano de jogo. Continue com o que tem funcionado durante o set. Se você tem batido direitas com topspin consistentemente, não comece a bater mais chapado e tentar winners no tiebreaker. Um jogador de saque e voleio deve continuar correndo para a rede. Se você possui uma arma, ou um golpe que você tem batido bem naquele dia, faça o melhor possível para para jogar com esse golpe o maior número de vêzes. Também, tente fazer com que o seu adversário bata bolas que ele não gosta de bater. Isto vai fazer com que você deixe seu adversário exatamente como você quer – desequilibrado e desconfortável.

VANTAGENS E SURPRESAS

Sim, você tem que fazer o seu jogo no tiebreaker. Mas você pode roubar alguns pontos e tirar o seu adversário da zona de conforto surpreendendo uma vez ou outra. Não queira se transformar num jogador diferente – apenas faça algo novo como elemento surpresa. Se, por exemplo, seu adversário sobe pra rede o tempo todo e você só tentou passadas, dê um lob num ponto importante. Ou se vocês têm trocado golpes de fundo, traga o adversário para a rede com uma curta, ataque a rede numa bola curta, ou até saque e suba pra rede. Em pontos “chaves”, Jimmy Connors adorava subir à rede de surpresa, e na maioria das vezes, funcionava muito bem!
BEM FEITO PRA VOCÊ

O saque é gigante no tiebreaker. Por isso que o melhor sacador tende a levar vantagem. O jogador que consegue ganhar uns pontos de graça no saque fica mais relaxado e agressivo na devolução de saque. Isto faz mais pressão no adversário para confirmar o saque. Mas nem todo mundo tem um super saque. Determine como você deve sacar no tiebreaker pensando como você sacou durante o set e como seu adversário devolveu. Se, por exemplo, você estiver sacando apenas 30% de 1º saque, seja um pouco mais conservador. Você não quer ficar sacando muitos 2ºs saques no tiebreaker. Se o seu saque tem sido consistente mas ineficiente, tente bater um pouco mais ou variar.

QUAL É A SUA OPINIÃO?

A contagem de um tiebreaker pode ser enganosa. Saia na frente 4-1 e pense que você já ganhou o set. Ou comece perdendo 3-0 e fique com vontade de desistir. Nenhuma destas são reações inteligentes. Lembre-se que estas não são contagens de games normais, são apenas pontos. Então se você sair na frente, não seja conservador. Se sair atrás, não se frustre tentando jogadas desesperadas. Pode soar simples demais, mas os jogadores esquecem como é difícil fechar um set. Patrick Rafter teve esse problema no tiebreaker do 2º set da final de Wimbledon 2000. Precisando de apenas 2 pontos para uma vantagem de 2 sets a 0, ele ficou tenso e deixou o Sampras roubar o set – e eventualmente o título.

Inscrições Microrregional!

Boa tarde pessoal!

Estão abertas as inscrições para os microrregionais. Eventos válidos para o ranking da Federação Catarinense de Tênis, mas não há necessidade de ser filiado a entidade, é preciso apenas preencher um cadastro em seu clube.
O torneio será realizado de 2 a 4 de setembro, nas seguintes regiões:

- Brusque ( Sociedade Esportiva Bandeirantes)
- Joinville ( Joinville Tênis Clube)
- Florianópolis ( Academia Top Tênis)

As inscrições podem ser realizadas comigo até sexta-feira dia 26, através do e-mail
adriano.coach@hotmail.com

Maiores informações podem entrar em contato comigo!

Abraço


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dicas Importantes

Bom dia pessoal,
 
Segue abaixo algumas dicas para você aperfeiçoar seu jogo!
 
Aproveite
 
 

1 - Ao correr para bater uma bola lembre que a velocidade do seu arranque deverá ser decrescente. Saia rápido e chegue devagar, dessa forma você alcançara as bolas sem atropelá-las e terá mais equilíbrio na hora do golpe;

2 - Nas trocas, manter a bola no meio da quadra é uma boa variação tática, pois você não dá ângulos ao adversário;

3 - Se você é um iniciante lembre-se sempre da sua principal estratégia: "colocar a bola na quadra", deixe as jogadas espetaculares para mais tarde;

4 - Saque aberto nos dois lados: se você o fizer com eficiência provavelmente terá a quadra aberta ao realizar a 1ª bola;

5 - Sempre que seu adversário for bater a bola, realize o SPLIT STEP (passo separado) ele o colocará em posição de arranque para buscar a bola.
Calcanhares no chão com a bola em jogo nem pensar !


6 - Ao volear no " T " (1º voleio) não se afobe, faça o voleio de aproximação, feche a rede e conclua na próxima bola;

7 - No tênis, o saque é o único golpe que se bate, todos os outros se rebate.
Pense nisso e treine " muito " o saque;


8 - Durante uma partida se joga de 20% a 30% do tempo do jogo. Os outros 70% ou 80% do tempo se está fazendo outras coisas, como andando, respirando, recebendo as bolas para sacar. Então utilize esse tempo para pensar na estratégia e recuperar as energias para o próximo ponto.

Abraços

Resultados Copa Midea

Bom dia!

Gaspar realizou neste último final de semana a Copa Midea de Tênis, evento do Circuito Estadual de Tênis por Classes.

O evento foi realizado no Bela Vista Country Club, e contou com a participação de mais de 200 tenistas. Toda a excelente estrutura do clube e o Sol que permaneceu por todo o final de semana, abrilhantaram esta competição e com isso acompanhamos excelentes jogos.

Infelizmente nesta competição, eu e meus alunos não conquistamos nenhum troféu, mas apresentamos um alto nível de tênis.

Luiz Villela, favorito na 5°Classe B, foi surpreendido logo na primeira rodada pelo tenista de Rio do Sul Leonardo Neves, que veio a ser campeão da categoria.

Richard Corderio de Oliveira, depois de passar pela estréia, protagonizou um dos jogos mais emocionantes da competição, mas no final acabou sendo superado por Lauro Michel pelo placar de 3x6-7x5-11x9.

Chanalise Bergamin, semifialista da 1°Classe Feminina, foi superada por Marina Groop, por duplo 6x0.

Eu e Allan Ribeiro caímos logo na estréia.

Gostaria de parabeniszar a Federação Catarinense de Tênis pela ótima organização deste evento.

E, parabenizo meus alunos pela dedicação e empenho neste evento.

Abraços

Adriano Coach

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Copa Midea- 4° Estadual de Tênis por Classes


Boa tarde!
Neste final de semana, a Federação Catarinense de Tênis estará promovendo no Bela Vista Country Club a Copa Midea de Tênis, sendo a 4° etapa do Circuito Estadual por Classes, evento que conta pontos para o Ranking anual da entidade.
Como sempre, eu e alguns de meus alunos estaremos participando de mais esta etapa do circuito.
O primeiro a entrar em quadra, as 8:30 de sábado será Luiz Villela que espera o vencedor do confronto entre Leonardo Neves contra Marcio de Andrade. Logo em seguida, Richard Cordeiro de Oliveira joga contra Andre Bittencourt, ambos os tenistas competem na 5°Classe B masculina.
As 13:00 entro em quadra, pela 1°Classe A masculina contra o tenista de Indaial Dirceu Santanna. As 16:30 Allan Ribeiro, 5°Classe A masculina mede forças contra o tenista de Florianópolis Igor San Thiago.
A última a estrear na competição será Chanalise Bergamin, cabeça de chave número 1 da 1° Classe A feminina, a tenista entra em quadra as 11:30 de domingo.
A competição terá inicio na sexta-feira (05) as 17:30 horas com entrada gratuita
Vamos prestigiar este evento, e incentivar a pratica de tênis em nossa cidade!
Bons jogos a nós todos!
Abraços
Adriano

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Treinar Funcionalmente

Por Bruno Coraucci Neto e Eduardo Laureano
Para que um programa de treinamento seja eficiente e os resultados otimizados, alguns princípios devem ser considerados. Dentre eles estão: princípio da individualidade biológica, do uso/desuso, da sobrecarga progressiva, do fácil/difícil, da periodização, e da especificidade, etc. Todos possuem suas particularidades e importância dentro de um programa de treinamento e, se não respeitados, podem limitar os resultados. Compreende-se que o corpo humano funciona como uma unidade, com articulações interconectadas, um conceito conhecido como “cadeia cinética”. Ou seja, a energia ou força gerada por uma articulação (ou parte do corpo) durante um movimento pode ser transferida sucessivamente para a próxima. No tênis, por exemplo, um golpe mais efetivo começa com o direcionamento da perna gerando forças de reação no solo que pode ser transferida até os segmentos da cadeia cinética, terminando na raquete. Uma ótima coordenação nestes segmentos corporais e seus movimentos permitirão uma eficiente transferência de energia e potência. Cada movimento na seqüência é construído a partir do anterior e todos contribuem para a geração da velocidade da raquete. Estudos mostram que até 54% da potência no saque é produzida por pernas e tronco. Quando eles não são adequadamente utilizados para gerar o golpe, os músculos menores são sobrecarregados, aumentando a predisposição de lesões.
O treinamento funcional tem como base duas importantes diretrizes: o respeito à individualidade biológica e o princípio da especificidade. É o treinamento com uma proposta. Em outras palavras, ele deve ter um efeito positivo na atividade do dia-a-dia ou no esporte em que o indivíduo está engajado. É a mais recente maneira de se melhorar o condicionamento físico com ênfase na melhoria da capacidade funcional do corpo humano, de modo que melhore todas as qualidades do sistema músculo- esquelético e seus sistemas interdependentes. No treinamento funcional a ênfase é dada nos movimentos e não nos músculos, diferenciando-se do treinamento tradicional.
O corpo humano deve ser capaz de realizar e manter o equilíbrio em uma variedade de posições, planos/ângulos, e condições para ser totalmente funcional. Assim, um mecanismo que deve ser bem explorado é conhecido como propriocepção: capacidade que o corpo possui de reconhecer a posição no espaço e os movimentos dos membros um em relação ao outro. A propriocepção é responsável pela regulação do equilíbrio, a orientação do corpo e a prevenção de lesões através da estabilidade articular estática e dinâmica.

Um exercício convencional de musculação diminui drasticamente as exigências de propriocepção, diminuindo as exigências de habilidades como equilíbrio e coordenação, além de não simular os complexos padrões de ativação muscular característicos das atividades diárias e esportivas, por possuir uma direção de movimento e amplitudes articulares pré-definidas.

Através do treinamento funcional é possível melhorar qualidades físicas como equilíbrio, força, coordenação motora, resistência central e periférica (cardiovascular e muscular), lateralidade, flexibilidade e propriocepção. Um programa de exercícios funcionais bem elaborado causa adaptações, como: desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal; melhoria da postura geral e durante o exercício; melhoria do equilíbrio muscular (simetria) e coordenação neuromuscular; aumento da estabilidade da região Core (saúde da coluna vertebral); aumento da eficiência dos movimentos; melhoria do equilíbrio estático e dinâmico (aumento de estabilidade articular); aumento de força muscular por adaptações neurais; melhoria das estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.

Resultados

Bom dia Pessoal,

Florianópolis- Neste último final de semana, Luiz Villela e Richard  Cordeiro de Oliveira foram até Florianópolis participar do Floripa Open, evento do calendário da academia Top Tênis e que conta pontos para a Federação Catarinense de Tênis.
Ambos os tenistas sairam nas quartas de finais. Richard Cordeiro de Oliveira passou tranquilamente pelo tenista Eduardo Crisóstomo pelo placar de 6x2-6x1. Ja Luiz Villela encontrou um pouco mais de dificuldades em vencer o tenista Adilson Fernandes pelo placar de 6x1-3x6-10x6.
Com estes resultados, houve uma semi-final caseira, onde ambos os tenistas se enfrentaram e Luiz levou a melhor sobre Richard, vencendo por 6x4-7x6.
Na final da categoria Luiz venceu Roger Fugihara e tornou-se campeão da 5°Classe B.



Parabéns aos tenistas por estes excelentes resultados!

Blumenau- Estive participando de uma competição na Associação Desportiva Hering, evento onde reuniu professores da cidade de Blumenau e Indaial. O torneio teve como principal objetivo a inauguração de mais 2 quadras na associação e foi coordenado pelo meu amigo e professor Tiago Nicoletti.
Em meu 1° confronto, venci o professor do Guarani Esporte Clube Odair Tilmann pelo placar de 6x2-6x1.
A chuva que caiu na cidade, na noite de sábado acabou cancelando o torneio, e eu estava em qudra contra o professor do Tabajara Tênis Clube, Danilo da Silva, e o jogo estava empatado com o placar de 4x4.
Ainda não há data definida para a finalização do evento.

Abraços

Adriano Coach