" Saúde...A boa orientação, faz a diferença! Exija Profissional de Educação Física, o único habilitado a promover valores com ética e segurança."







segunda-feira, 11 de junho de 2012



Bom dia Pessoal,
O frio esta chegando, e com ele devemos tomar cuidado com nosso corpo. Com isso abaixo segue um bom artigo que fala sobre o aquecimento antes do exercício físico.
Boa leitura a todos!
A Importância do aquecimento antes do exercício físico
Ao nível dos músculos...
O que se passa é que o tecido muscular tem duas características que se alteram com o exercício: a elasticidade e a viscosidade. A contração muscular produz movimento e liberta calor, razão pela qual o nosso organismo se vê obrigado a transpirar durante o esforço. Esse calor que se liberta no processo de contração dos músculos vai aumentar a elasticidade, diminuindo a viscosidade do músculo (funciona como o óleo de fritar!: fica menos viscoso ao aquecer). As células musculares vão conseguir deslizar umas sobre as outras durante o movimento, evitando que algumas se estendam demasiado, rasgando e levando à lesão. Esta diminuição da viscosidade vai minimizar também o risco de lesão dos tendões.
A temperatura ambiente...
Como é óbvio, quanto mais baixa for à temperatura ambiente, maior o risco de lesão. Assim, também a importância do aquecimento diminui com o aumento de temperatura. O que não quer dizer que o aquecimento não seja necessário! É essencial à circulação sanguínea e à respiração.
A idade...
A idade também é um fator a ter em conta, quando se fala de aquecimento. As crianças e os jovens sentem menos a sua necessidade e correm menos riscos de lesão do que os indivíduos de idade avançada. Assim, à medida que envelhecemos devemos ter ainda mais cuidados na nossa preparação para o esforço físico.
Outros...
Existem outros fatores que influenciam o aquecimento como:
. A modalidade desportiva
. O momento do aquecimento
. O período do dia
. A frequência do treino
. Disposição psíquica
Efeitos do aquecimento sobre o desempenho
O aquecimento deve ser gradual e suficiente para aumentar a temperatura muscular e central, sem causar fadiga nem reduzir as reservas de energias. Para tirar proveito dos possíveis benefícios da maior temperatura corporal, o indivíduo deveria iniciar o evento ou atividade real dentro de alguns minutos após o fim do aquecimento. Neste, os músculos específicos devem ser utilizados de forma a similar a atividade antecipada e a produzir toda a amplitude de movimento articular.
Como aquecer?
Deve-se iniciar com exercícios suaves (executados de forma lenta e controlada), incidindo especialmente nas zonas que irão ser solicitadas no treino. Estes exercícios devem fazer-se procurando atingir a amplitude máxima das articulações, Mas sem esticões, insistências ou ajudas externa! É todo um movimento voluntário. Ao atingir o limite articular (que é sempre inferior à nossa amplitude máxima), mantemos essa posição por alguns segundos, através da contração de outros grupos musculares.
Seguidamente, deve fazer-se algum exercício geral (como andar, correr lentamente, saltitar, etc.) que ativara o aparelho cardiorrespiratório.
Tipos de aquecimento
Aquecimento Geral - quando se realiza algum exercício, ou outro recurso passivo, com o intuito de aquecer o corpo como um todo. Tem como objetivo obter um aumento da  temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação  do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho. 13% do nosso metabolismo aumenta em média em cada grau de temperatura que aumenta no nosso corpo.
Aquecimento específico - O aquecimento específico deve ser realizado após o aquecimento geral. Consiste em exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade posterior. Deve conter exercícios de alongamento, e relaxamento que funcionam como profilaxia de lesões, além de garantir um bom alongamento da musculatura que será trabalhada.
 A importância dos alongamentos depois da atividade física
O que são alongamentos?
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.
Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Benefícios dos alongamentos
. Reduzem as tensões musculares
. Relaxam o corpo
. Proporcionam maior consciência corporal
. Deixam os movimentos mais soltos e leves
. Previnem lesões
. Preparam o corpo para atividades físicas;
. Ativam a circulação
Como deve ser feito?
Deve-mos respeitar os nossos limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não nos devemos preocupar em alongar até ao limite, pois aos poucos vamos ganhando flexibilidade.
É necessário aprender a forma correta de execução dos alongamentos tanto para aumentar os resultados como evitar lesões.

O nosso corpo é o bem mais precioso que possuímos, portanto, cuidemos bem dele com todo o amor e carinho que ele merece.
Podemos então concluir, que nunca devemos praticar qualquer atividade física sem um aquecimento prévio. Pois, para um bom desempenho no esporte ou em qualquer outra atividade física, é necessário o aquecimento. Não existe atividade física sem o aquecimento. O aquecimento é primordial ao atleta ou à pessoa praticante
Um correto aquecimento aumenta nossa performance esportiva e nos previne contra as lesões.

Converse com seu treinador, e peça que ele lhe passe um correto aquecimento.

Abraços,

Adriano Coach