" Saúde...A boa orientação, faz a diferença! Exija Profissional de Educação Física, o único habilitado a promover valores com ética e segurança."







terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Plano de Jogo





Este processo de revisão vai levar você ao processo igualmente importante de planejar sua estratégia. O que você quer fazer acontecer? O que você quer evitar que aconteça?

Ao avaliar seu adversário, você começa a chegar mais perto da partida.
Revisando o estilo e os golpes, você vai preparando o seu plano de jogo. Se seu adversário explorou sua esquerda da última vez que vocês jogaram, você já pode ir pensando como prevenir que a mesma coisa aconteça. Se o saque dele é fraco, vá pensando em como tirar proveito disso.
Vá planejando uma estratégia específica para um jogador específico. E tudo isso antes de ver o adversário na quadra.
Seu corpo vai fazer o que a sua mente disser para ele fazer. Nesta revisão pré-jogo, você está programando a sua mente para dar ao seu corpo a informação correta, uma vez que a partida começa e as coisas acontecem sob pressão. Você está traçando o curso para chegar ao seu destino. Esse destino é a vitória
Na sua forma mais básica, seu plano se desenvolve ao mesmo tempo em que você responde a estas perguntas:

1 – Qual é a melhor arma do meu adversário?
2 – Aonde que meu adversário é fraco?
3 – Qual é a minha melhor jogada e como posso dirigi-la ao golpe mais fraco do meu adversário?
4 – O que posso fazer para não deixar que meu adversário explore meu golpe mais fraco?

Esta preparação pré-jogo cria um mapa mental. Você sabe aonde quer chegar e como vai fazer para chegar lá. Pode ser que existam desvios no caminho, o seu adversário pode aparecer com algumas surpresas, você pode se perder, mas a rota básica está na sua cabeça faz tempo e o seu mapa mental o mantém em curso.

Mesmo que você enfrente o mesmo jogador mais de uma vez, continua importante você focalizar neste jogador. Coloque sua mente nele, pode ser ainda mais vantajoso refinar suas táticas, pois você possui bastante informação sobre ele. É aí que a coisa fica realmente interessante.
Os bons jogadores são muito concentrados em começar bem uma partida, pois eles sabem que muito frequentemente um bom começo determina o ritmo da partida toda. Começar bem, já coloca o adversário numa posição delicada, algumas vezes eles recuperam, mas na maioria das vezes não recuperam. E é isso que você quer fazer com o seu adversário. O mais cedo possível, forçá-los a considerar a idéia de que “hoje não é o meu dia mesmo”. Acredite se quiser, isso acontece muito mais do que você imagina!

Visualização e preparação pré-jogo podem fazer com que você seja a pessoa que o outro está tentando buscar.

E tudo isso não toma mais do que 10 minutos do seu tempo no caminho para o jogo, e mais o esforço de seguir o plano uma vez que o jogo começa. Dando a você mesmo a oportunidade de começar bem a partida, e uma grande chance de acabar “Vencedor”.

Vale a pena!

Fonte: www.tenisdecampo.com