" Saúde...A boa orientação, faz a diferença! Exija Profissional de Educação Física, o único habilitado a promover valores com ética e segurança."







quinta-feira, 26 de maio de 2011

Adquirindo Conhecimentos

Adquirindo Conhecimentos

Bom dia !

Estou devendo à vocês comentários sobre o curso de Treinamento Funcional e Core Training, peço desculpas pela demora.

O curso foi realizada nas dependências da Universidade Positivo, com uma estrutura excelente, a melhor que pude conhecer até hoje, nos dias 28, 29 e 30 de Abril.

O curso foi ministrado pelo Professor Mestre Mauro Guiselini, que ao saber que eu trabalhava com Tênis, utilizou vários exemplos de treinamento citando o mesmo, tornando assim muito mais atrativo o curso.

Ele nos trouxe as últimas novidades da mais nova tendência de exercícios aplicados nos programas personalizados, para grupos e nas academias. TREINAR O MÚSCULO X TREINAR A HABILIDADE.
Esta foi uma questão que ele colocou em pauta, que além de você trabalhar a musculatura, você ao mesmo tempo deve trabalhar o movimento propriamente dito, no tênis você pode trabalhar toda a musculatura envolvida para auxiliar na melhor execução de um forehand, por exemplo, utilizando o movimento do mesmo.
Treinar a especificidade do esporte é fundamental para aqueles que buscam uma evolução física e técnica.
Podemos compreender as diferenças, aprender a avaliar, selecionar e aplicar os exercícios multifuncionais utilizados nos programas de treinamento funcional, estabilização, força e potência do core para clientes de diferentes níveis de condicionamento físico visando à promoção da saúde, bem-estar, estética e performance.

Ganhei com este curso, conhecimentos valiosos para aumentar minha caixa de ferramentas, podendo com mais este recurso ajudar aqueles que confiam em meu trabalho.

Abaixo segue o link para vocês visitarem e conferir meu currículo atualizado.



Abraços

Adriano Coach

Últimos resultados

Master Sesi de Tênis

Nos dias 14 e 15 de Maio, Florianópolis recebeu o Master Sesi de Tênis. Conforme postado no dia 5 de maio, fomos representados pelo tenista Gustavo Ferreira.
Gustavo, representando a Albany Internatiol, sagrou-se campeão da categoria 30 a 34 anos anos, vencendo na final, de virada, o tenista da Embraco Anderson Silva, com o placar de 2x6-6x4-10x2
Parabéns ao atleta por esta excelente conquista

Microrregional

Neste último fim de semana, aconteceu a II Etapa dos Microrregionais, simultaneamente em Florianópolis, Lages, Itajaí e Joinville.
Podemos contar com a presença de atletas em duas cidades.
Em Florianópolis, nosso representante foi Richard Cordeiro de Oliveira, que parou na semi-final diante do tenista Lauro Michel por 4x6-6x3 e 10-5.
Em Itajaí, o único representante vivo na competição, é o tenista Luiz Villela, que fará a final da 5° Classe B contra o tenista local Charles Karrer. A final ainda será marcada, pois devido as chuvas que cairam em Itajaí no fim de semana, o torneio não pode ser finalizado.

Parabéns a todos tenistas !

Abraços

Adriano Coach





domingo, 22 de maio de 2011

Estilos de jogo e como contra-atacálos, parte II

Olá,

Estaremos dando continuidade ao artigo que nos mostra os estilos de jogo e como jogar contra cada um deles !
Na semana passada, o estilo foi o do Jogador que sobe frequentemente à rede, hoje conheceremos um pouco do " Jogador que ataca da linha de Base", um exemplo recente, é o Servio Novak Djokovic, que vem mantendo a agressividade a seus jogos, e recentemente conseguiu mostrar na quadra de saibro, que é possível manter a agressividade.
Desde ja agradeço a todos que na semana passada, me agradeceram por e-mail sobre o artigo, pois acredito que é necessário você saber como jogar com cada estilo de jogador, basta depois colocar em prática.
Então vamos as caracteristicas e dicas !

Jogador que ataca da linha de base (Djokovic, Seles)

Características :
  • Tenta " tirar a pauladas" o oponente da quadra;
  • Costuma jogar bem quando domina o placar;
  • Rebate a bola com antecipação;
  • Faz com que o adversário tenha medo de sacar e subir;
  • Faz com que o sacador fique com dúvida e inseguro em relação ao local aonde direcionae seus saques.
Como Contra-Atacar
  • Vá em todas as bolas, e utilize bolas que passem mais altas pela rede, para ganhar tempo;
  • Execute seus grandes golpes à frente do corpo;
  • Não se intimide, seja regular e corra muito;
  • Procure dar profundidade a seus golpes;
  • Tire o peso da bola e utilize efeitos cortados;
  • Não de ângulos ao seu adversário;
  • Saque ao corpo de seu adversário;
  • Ao sacar, alterne subidas à rede, com pontos no funde da quadra;
  • Evite dar games "fáceis" ao seu oponente quando ele saca;
  • Saque bem aberto e ataque com a direita fugindo da esquerda;
  • Saque o segundo saque no seu ponto forte para surpreender seu adversário quando este tenta cobrir seu ponto fraco.

Espero mais uma vez poder passar um pouco de meu conhecimento a vocês, e assim ajuda-los.

Agora é colocar este plano em prática, e bons jogos à todos !

Abraços

Adriano Coach

Fonte: ITF ( International Tennis Federation )

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Microrregional

Este fim de semana será bem agitado para os tenistas de todo o estado, pois será realizado a II etapa dos Microrregionais, evento válido para o ranking da Federação Catarinense de Tênis.
Estaremos representados em duas microrregioões.
Em Itjaí, entram em quadra neste sábado à partir do meio dia, Adriano de Borba 1° Classe A Masc.e Chanalise Bergamin 1° Classe A Feminina. Adriano enfrenta o tenista de indaial Emerson Santanna, enquanto Chanalise encara a tenista local Flávia Morgado.
As 17 horas entra em quadra Allan Ribeiro, 5° Classe A Masc. que espera o vencedor do confronto que sai entre os tenistas Marlon Ribeiro de Camboriu e Mateus Enberiter de Florianópolis.
Luiz Villela, cabeça de chave número 1 da competição, faz sua estréia somente no domingo.
Em Florianópolis, a etapa será realizada na academia Top Tênis, e estaremos representados por Richard Cordeiro de Oliveira, que entra em quadra neste sábado às 16:00, e espera o vencedor do confronto entre Ricardo Losso e Paulo Moreira, ambos tenistas locais.

Desejo bons jogos a todos, e que possamos trazer excelentes resultados !

Abraços

Adriano Coach

Djokovic traz a agressividade de volta ao saibro

Djokovic traz a agressividade de volta ao saibro
 por José Nilton Dalcim


O que fez Gustavo Kuerten se tornar numa celebridade no mundo do tênis foi o fato de ele ter encerrado longos anos de domínio do estilo regular e paciente sobre o saibro, provando que era possível ganhar os maiores torneios do calendário com um jogo agressivo e ousado.

Isso é exatamente o que assombra e maravilha na nova fase do sérvio Novak Djokovic. O tênis que passou a mostrar no US Open do ano passado, com maior potência no saque e nos golpes de base, determinação de buscar os pontos em detrimento da eterna espera do erro adversário, se firmou até mesmo no piso lento.

Rafael Nadal, o mais perfeito tenista sobre o saibro que se viu desde Bjorn Borg, tinha todas as vantagens na decisão de hoje em Roma. Quadra pesada, clima chuvoso e um adversário teoricamente bem mais cansado, vindo de três horas de batalha física e mental da véspera.

E não ganhou set. De novo, tal qual diante de sua torcida em Madri, Nadal não venceu set de Djokovic em seu habitat natural. Não faltaram pernas, nem o tradicional coração ao sérvio, que foi obviamente mais cauteloso do que uma semana atrás frente a um piso que não permitiria o mesmo grau de risco que taticamente optou à perfeição no saibro espanhol.

Nadal fez seu jogo tão conhecido e não pode alegar que atuou mal. O que faltou acima de tudo foi uma tática diferente. Apostou na regularidade diante do saibro lento e num eventual desgaste do adversário, o que por vezes realmente aconteceu. Mas o espanhol não ousou. O saque funcionou pouco e ele se viu acuado no fundo de quadra, tentando sempre as trocas de bola e o contra-ataque. Correu como louco e lutou muito, mas ficou claro que isso não basta mais para enfrentar o Djokovic de hoje.

Abraços

Adriano Coach

Fonte: Tenisbrasil

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Logomarca Vencedora

Bom dia !

Gotastaria de agradecer a todos que entraram no blog e votaram para escolher a Logomarca Adriano Coach.
Houve 48 votos, e com 25 votos a favor, a vencedora foi a logomarca 1, sendo a logomarca abaixo .



Agradeço muito pelos votos, e a escolha da logomarca foi importante para que posso dar continuidade ao meu trabalho podendo deixar você por dentro das novidades no mundo do Tênis !

Meu muito obrigado !

Adriano Coach

Entenda um pouco sobre as Câimbras

O que é a câimbra?

                   

Por  Dr. Rogério Teixeira da Silva

A câimbra ocorre porque as placas motoras (estruturas anatômicas que transmitem o impulso nervoso ao músculo, para que ele se contraia) ficam com um acúmulo de ácido lático que posteriormente tornam os músculos mais excitáveis, gerando assim a grande contração muscular. Ocorre mais frequentemente nas panturrilhas e na musculatura da coxa, mas, dependendo do desgaste do atleta, pode atingir até mesmo a musculatura do abdômen, podendo, se não tratada, causar problemas graves. É muito mais freqüente em atletas, mas pessoas que não tem uma boa alimentação e que estão pouco hidratadas podem também ter isso.

É possível prevenir as câimbras?


Normalmente, a prevenção das câimbras se dá por meio de uma boa hidratação, incluindo a ingestão de sais minerais e vitaminas antes do exercício. Uma pessoa bem hidratada normalmente não tem câimbras. Outra recomendação é que sempre se faça alongamento dos músculos das pernas, pois é aí onde as câimbras são mais freqüentes

Por que esse tipo de dor acontece?

A câimbra é uma contração involuntária súbita do músculo ou de diversos grupos musculares simultaneamente. Nestes casos, a região costuma ficar enrijecida (em virtude da grande contração muscular das fibras, quase que simultaneamente) e com muita dor, fazendo com que a pessoa tenha que cuidar imediatamente desta condição

A alimentação pode influenciar em algo para a melhora e/ou prevenção?

Normalmente, alimentações balanceadas e com uma boa quantidade de sódio, magnésio e potássio agem como um protetor para evitar as câimbras. O grande problema é que nem sempre uma boa alimentação resolve, principalmente quando a temperatura externa é muito alta (acima de 32 graus Celsius) e o ambiente é muito úmido (acima de 80% de umidade). Nestas condições, se o esporte é praticado com muita intensidade, causando grande desgaste físico, as câimbras podem aparecer até mesmo em quem é bem treinado e bem nutrido.

Como amenizar a dor no momento da câimbra e iniciar o tratamento?


O melhor na hora é colocar gelo e iniciar uma hidratação. Normalmente atletas com câimbras estão com a sua temperatura central alta e isso deve ser abaixado através do resfriamento com gelo, inicialmente. Devemos retirar a pessoa do sol, ventilar o ambiente e aplicar o gelo na musculatura afetada, alongando e massagenado o músculo para aliviar a dor e evitar as contrações continuadas.

Depois de passar a dor, o que devo fazer para melhorar a câimbra?


Quando a sua atividade física acabou e você já se resfriou um pouco, o melhor a fazer é tomar bebidas que contenham eletrólitos e sais minerais. De acordo com McArdle WD e colaboradores (2006), exercícios prolongados (geralmente corridas e maratonas) provocam suor excessivo e podem fazer com que você perca de 13 a 17 gramas de sal (2.3 a 3.4 g/litro de suor). A reposição de sódio pode ser feita pela adição de 1/3 de uma colher de chá para cada litro de água. O objetivo após os exercícios é repor o que você perdeu. Por isso, outra boa dica é ter uma idéia do seu peso antes do exercício e se pesar depois para saber o quanto perde, em média, em cada atividade.

Há alguma relação entre aterosclerose e câimbra em pessoas com mais de 60 anos?


Pessoas com aterosclerose tem maior tendência a problemas de constrição vascular em virtude das placas que podem se formar nos vasos sanguíneos. Isso pode ser um fator de alteração da circulação local no músculo, principalmente nas pernas, e pode propiciar câimbras com maior freqüência.

A câimbra pode estar relacionada a situações de estresse?

Sim. Muitos atletas têm câimbras em jogos e partidas simplesmente por estarem ansiosos e nervosos. O estresse relativo a uma grande competição geralmente é a principal causa de câimbras em atletas profissionais e muita gente estranha isso. Mas não devemos esquecer que tudo que acontece de movimentação na nossa massa muscular é coordenada pelo córtex cerebral e qualquer alteração de ansiedade ou estresse em excesso pode piorar a condição de excitabilidade muscular.

COMO PREVENIR?

- Manter-se bem hidratado durante todo o dia com água mineral, água de coco e suco de frutas;
- Beber muitos líquidos antes, durante e após o exercício, principalmente;
- Repôr sódio durante os intervalos de exercícios pesados com transpiração abundante. Utilizar uma bebida esportiva;
- Assegurar uma recuperação adequada com descanso, boa hidratação e boa alimentação (incluir comidas salgadas nesse período);
- Evitar o uso de alimentos e/ou medicamentos diuréticos, para minimizar a perda de água corporal.

Abraços

Adriano Coach

Fonte: Tenisbrasil


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estilos de jogo e como contra-atacá-los


No tênis, os jogadores tendem a desenvolver um estilo de jogo baseado em suas próprias características técnicas, físicas, táticas e mentais.
O tênis moderno, está exigindo muito destas qualidades, principalmente da parte física, mas sabemos que ser um jogador considerado "completo", pode superar qualquer oponente, pois ele tema várias cartas na manga, várias armas que podem ser ajustadas com qualquer tipo de oponente.
Com isso, irei compartilhar com vocês, as características de alguns estilos de jogo, e principalmente como contra-ataca-los.
Serão 4 postagens, sendo uma por semana, para que você possa ler e por em prática este conhecimento.
Iniciaremos com o estilo do Jogador que Saca e sobe  frequentemente à rede.

Jogador que saca e sobe frequentemente à rede ( Sampras, Edberg, Navratilova)

Características :

  • Espera ganhar muitos pontos sem esforços;
  • Quando estão sacando bem, se sentem invecíveis;
  • Pressiona continuamente seu oponente;
  • Quer gerar um "complexo" no adversário que devolve o saque;
  • Quer que o adverário fique afoito ao executar a passad.
Como Contra-atacar

  • Devolva o maior numero possível de serviço;
  • Ataque o segundo serviço na paralela;
  • Seja paciente. Procure devolver o maior número possível de saques baixo e nos pés;
  • Aproveite as oportunidades que você tiver de subir à rede;
  • Se está dificil a fazer a passada, envie uma bola lenta que caia logo que passe a parte central da rede, para então tentar fazer a passada com a 2° bola ou um lob.
  • Ataque todas as bolas curtas com seu melhor golpe.


Espero ter lhe ajudado com esta dica !

Agora é por em prática !

Abraços

Adriano Coach

Fonte: ITF ( International Tennis Federation)



sexta-feira, 6 de maio de 2011

O mais longo tiebreak da história


O mais longo tiebreak

O tiebreak mais longo da história do tênis durou 1h47, apesar do placar de 13 a 11. Foi o disputado no segundo set entre Vicki Nelson-Dunbar e Jean Hepner, na primeira rodada do torneio de Richmond, em 1984. Um único ponto desse tiebreak levou 29 minutos, durante os quais a bola cruzou a rede por 643 vezes. Nelson-Dunbar ganhou por 6/4 e 7/6.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Master Sesi de Tênis



Torneio classifica para os Jogos Sul-Brasileiros

Trabalhadores da indústria já podem se inscrever, até o dia 6 de maio, para a fase estadual do Master SESI de Tênis.

O torneio será realizado dias 14 e 15 de maio, na Top Tênis, em Florianópolis. As categorias em disputa serão masculino até 29 anos, de 30 a 34 anos, de 35 a 39 anos, de 40 a 44 anos, acima de 45 anos, aberto para qualquer idade, aberto acima de 35 anos, aberto acima de 45 anos, feminino aberto para qualquer idade e feminino acima de 35 anos. Somente para categoria feminina será permitida a participação de dependentes acima de 16 anos.

As categorias masculinas abertas e femininas serão classificatórias para o Jogos do SESI Sul-brasileiros, que ocorrem em dezembro, no Paraná.

Para partcipar, sua empresa deve estar convêniada com o Sesi

O objetivo é desenvolver nos trabalhadores da indústria valores do esporte como comprometimento, espírito de equipe, determinação e garra. Além de propiciar a integração entre empresas, o campeonato também promove o esporte no meio industrial, integrando executivos e trabalhadores das indústrias, reforçando a imagem positiva que o tênis possui no país e estimulando a manutenção de um estilo de vida ativo.

Estaremos representados nesta competição pelo atleta Gustavo Ferreira, trabalhador da Albany International, que desde março treina com o Treinador Adriano de Borba.

Desejamos Boa sorte a Gustavo, e que ele possa trazer bons resultados !

Abraços

Adriano Coach

terça-feira, 3 de maio de 2011

Resultados finais do 2° Estadual de Tênis por Classes




Foto : Richard Cordeiro de Oliveira

Como divulgado na postagem anterior, Florianópolis recebeu neste último final de semana a 2° etapa do estual de Tênis por classes.
Contamos com a presença e 3 atletas.
Após passar fácil pela estréia, Allan Ribeiro, 5° Classe A Masc. foi superado pelo tenista local Igor Campos de Mello, que veio a ser campeão da categoria, com parciais de 6x2-6x0.
Luiz Villela, 5° Classe B, cabeça 3 da competição, foi surpreendido em sua estréia pelo tenista de Florianópolis Tiago Schmidt por duplo 6x2.
Quem obteve a melhor campanha na competição, foi Richard Cordeiro de Oliveira, atingindo as quartas de finais.
Após um jogo muito equilibrado na estréia, Richard surpreendeu o cabeça 8 da categoria André Bittencourt de Joinville, com duplo 6x1. As quartas de finais devido a chuva que caiu na cidade, foram disputadas em set profissional, ou seja, um set único até 8 games, e Richard foi superado pelo 2° favorito da categoria, o tenista de Itjaí Ricardo Cunha, com apenas uma quebra de serviço,  o jogo terminou 8x6 para o tenista de Itjaí.
Agradeço e parabenizo meus atletas pela participação na competição, e que sempre possamos buscar o nosso melhor !

Abraços

Adriano Coach