Com uma atuação em que mostrou poder de reação, equilíbrio e força nos momentos decisivos, Rafael Nadal conquistou o histórico hexacampeonato de Roland Garros. Ao vencer Roger Federer por 7/5, 7/6 (7-3), 5/7 e 6/1 em 3h40, o espanhol se tornou o maior vencedor do torneio ao lado do sueco Bjorn Borg.
O troféu conquistado neste domingo é o 10º Grand Slam de Nadal, que também triunfou em Paris em 2005, 2006, 2007, 2008 e no ano passado. O espanhol perdeu apenas uma partida no torneio, em 2009, e ampliou seu retrospecto em finais de Slam para 10 vitórias em 12 jogos.
Além de Roland Garros, Nadal foi campeão uma vez no Aberto da Austrália (2009) e no US Open (2010), além de ser bicampeão de Wimbledon (2008 e 2010). Dessa forma, ele se torna o sexto maior vencedor de Slam da história ao lado de Bill Tilden e está a seis do recorde de Federer.
O número 1 do mundo já coleciona 46 troféus na carreira, 32 deles no saibro, piso no qual perdeu apenas para Novak Djokovic nos últimos dois anos. Já Federer perdeu a terceira final de Roland Garros para o rival e leva como positivo de Paris a bela apresentação contra Djokovic na semi, que tirou a invencibilidade do sérvio.
O suíço começou a partida de forma fulminante, como no jogo contra Djokovic. Sacando bem e neutralizando os forehands com spin do espanhol, Federer abriu 3/0, também contando com seguidos erros de Nadal, como o forehand na rede que cedeu a quebra.
O campeão de 2009 chegou a ter um set-point em 5/2, no saque de Nadal, em que uma bola curta saiu por milímetros. Sacou para o set em seguida, mas o canhoto engatou uma impressionante recuperação para ganhar cinco games seguidos e levar o set num verdadeiro apagão do rival. Federer fez o dobro de winners do espanhol, 18, mas cometeu seis erros a mais e aproveitou apenas uma das cinco chances de quebra no primeiro set.
O segundo set acabou decidido no tiebreak, mas teve diversas reviravoltas. Primeiro, Nadal abriu 2/0 e quase aumentou a vantagem, desperdiçando três break-points. Federer então empatou, perdeu o saque em seguida e via Nadal sacar para o set quando uma chuva rápida, mas forte, interrompeu o jogo por cerca de 10 minutos.
A parada fez bem a Federer, que salvou um segundo set-point, quebrou Nadal e confirmou o seu serviço para fazer 6/6. Abrindo 4-0 logo de cara, o espanhol conquistou a parcial com 10 winners, 13 a menos que Federer e apenas sete erros não-forçados, contra 23 do número 3.
Num terceiro set que parecia tranquilo para Nadal, no qual abriu 4/2, Federer conseguiu a reação e venceu dois games no saque do adversário para se manter vivo no jogo. Federer teve três break-points no game inicial do quarto set, mas Nadal jogou de forma brilhante para se recuperar no game. O suíço então não resistiu mais e tomou duas quebras, selando o hexa de Nadal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário