" Saúde...A boa orientação, faz a diferença! Exija Profissional de Educação Física, o único habilitado a promover valores com ética e segurança."







sexta-feira, 29 de abril de 2011

Resultados de Sexta Feira

Os tenistas Richard Cordeiro de Oliveira e Allan Ribeiro estreiaram com vitória no 2° estadual de Tênis por classes.
Allan Ribeiro venceu o brusquense Gustavo Santos com faceis 6x0-6x3, e enfrenta agora o vencedor do jogo entre Igor de Mello e Luiz da Silveira.
Richard Cordeiro de Oliveira por sua vez teve um pouco mais de dificuldade, mas venceu o tenista de Florianópolis Adriano Enberiter por 6x4-7x6 e encara agora o 8° pré classificado André Bittencourt .
Esperamos que neste sábado os atletas mantenham o ritmo e façam bons jogos !

Abraços

Adriano Coach

Torneios

A Federação de Tênis de Santa Catarina, abriu esta semana as inscrições para os Microrregionais, que acontecem simultâneamentes entre os dias 20 à 22 de maio, nas cidades de Florianópolis, Joinville e Itajaí.
As inscrições devem ser efetuadas diretamente com o clube, e não necessita ser filiado junto a federação para participar, basta preencher um cadastro.
Quem se interessar em participar, basta postar no blog, ou me encaminhar um e-mail para que eu realize sua isncrição.
Aproveito a divulgação para avisar meus alunos, que montaremos uma equipe para ir para esta competição, e você que não é meu aluno, deixo o convite para participar do evento e me disponho a lhe dar todo o suporte dentro e fora das quadras.

Abraços

Adriano Coach

Circuito Estadual por Classes

Foto: Allan Ribeiro


Inicia hoje na cidade de Florianópolis, o 2° Estadual de Tênis por Classes, que tem como sede principal a Academia Top Tênis e secundária o Clube 12 de Agosto.
Estaremos represetados pelos tenistas Allan Ribeiro, Richard Cordeiro de Oliveira e Luiz Villela.
O 1° a estrear no torneio será Allan Ribeiro, que enfrenta por volta das 16:00 o tenista de Brusque Gustavo Santos.
Richard Cordeiro de Oliveira por sua vez, enfrenta o tenista local Adriano Enberiter, por volta das 17:30.
Luiz Villela, 3° colocado no Ranking estadual da 5° classe B, entra em quadra somente neste sábado, e aguarda o vencedor do confronto entre Carlos Coral e Tiago Schmidt.
Desejo bons jogos aos meus Atletas e que podemos sair de quadra com bons resultados.

Abraços

Adriano Coach

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Core Training e Treinameto Funcional

Nesta quinta-feira (28), estarei indo para a cidade de Curitiba-PR, para participar de um curso sobre Core Training e Treinamento Funcional.


Você deve estar se perguntando qual a relação destes dois temas com o Tênis?

Com isso preparei um material para você leitor ficar por dentro das novidades da preparação física.


Core Training e Treinamento funcional


Em algumas literaturas core training é considerado um sinônimo de treinamento funcional.
Em inglês a palavra core significa núcleo, e core training, pode ser traduzido como Treinamento do core.

 Core é uma palavra cada vez mais comum, muitos a associam apenas ao abdômen. Para Versregen (2006), Core é o troco como um todo, dos quadris até os ombros. E segundo Monteiro e Evangelista (2010), core também pode ser identificado como complexo lombo-pélvico, no qual se insere 29 músculos.

Estes músculos têm as seguintes funções:

1. Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;
2. Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos e
3. Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.



Mas qual a importância  de se treinar o Core?


O core coincide com o centro de gravidade do corpo, isso é importante, pois todos os movimentos se iniciam com a estabilização do corpo. O treinamento dessa região também diminui as forças compressivas sobre a coluna.


Para a maioria dos esportes, ter o CORE forte é fator de ajuda para um melhor rendimento. O enfraquecimento dos músculos do core trás conseqüências um tanto quanto desagradáveis: alterações na posição do quadril, flacidez abdominal, dores na região da coluna lombar e até mesmo favorecendo o aparecimento de hérnias de disco.

O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, irei citar alguns dos muitos benefícios do método:


ü      Melhoria da postura;

ü      Melhoria do equilíbrio muscular;

ü      Diminuição da incidência de lesão;

ü      Melhora do desempenho atlético;

ü      Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;

ü      Aumento da eficiência dos movimentos;

ü      Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;

ü      Melhora da força, coordenação motora;

ü      Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );

ü      Melhora da lateralidade corporal;

ü      Melhora da flexibilidade e própriocepçao;

Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Ficou claro que é muito importante o treinamento do core, e que teremos muitos benefícios com ele, tanto para o esporte quanto apenas para a qualidade de vida.

Este curso irá somar e muito para minha carreira como treinador, e assim poderei repassar todo o conhecimento adquirido em três dias de curso, para aqueles que acreditam em meu trabalho e aqueles que venham um dia a acreditar!

Irei procurar manter todos informados nestes dias em que estarei participando do curso, sobre tudo que esta surgindo na area da Educação Física, para que possamos ter uma boa qualidade de vida .

Abraços

Adriano Coach


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cuidados com a Entorse no Tornozelo !

Entorse no tornozelo

Mais comum em quadras rápidas, esta lesão é tratada com os mesmos movimentos que a causaram (?!)
Por Ricardo Takahashi



fotos: Ron C. Angle/TPL

A ENTORSE é a lesão mais comum da articulação do tornozelo. Ela ocorre principalmente em pisos rápidos, na parada brusca e nas mudanças de direção. Quantitativamente, há mais lesões provenientes da quadra rápida quando comparado com a quadra lenta. A quadra rápida tem uma superfície mais áspera, o que causa atrito com o solo. Isso naturalmente exige sobrecargas elevadas na articulação do tornozelo durante a movimentação do jogo.
Pelo fato de a entorse de tornozelo ser a lesão traumática mais comum, faz com que ela seja a mais conhecida, então, justamente por isso, é preciso estar atento à prevenção deste mal.
As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de uma força maior que a resistência dos ligamentos, virando o pé para dentro (inversão) ou para fora (eversão). A entorse na eversão é menos frequente do que na inversão, pois os ligamentos que limitam a eversão são muito mais rígidos. Por isso, geralmente quando há uma lesão ligamentar após uma eversão, existe uma maior probabilidade de encontramos fratura ou também avulsão no osso da perna.
Os pés e os tornozelos são as primeiras articulações que têm contato com o solo, o que os faz responsáveis pelo suporte de todo o peso do corpo. Então, mesmo uma pequena lesão pode tirar o tenista do treino. Justamente por isso, lesões no tornozelo e no pé podem levar a traumas em outras articulações, como joelhos, quadris e coluna vertebral.



fotos: Ron C. Angle/TPL
REFLEXOS
Quando uma articulação sofre uma lesão, vários tecidos são agredidos, incluindo os ligamentos. Como resultado de tudo isso, há uma diminuição do processo de nutrição dos músculos, diminuindo a força, a potência e o volume muscular, e da propriocepção articular (sensibilidade própria aos ossos, músculos, ligamentos, tendões e articulações, que fornece informações sobre a estática, o equilíbrio, o deslocamento do corpo no espaço etc).
Por isso, o atleta deve iniciar o tratamento imediatamente. Quanto mais rápido diminuir o inchaço e voltar para amplitude normal na articulação, melhor será o resultado. Caso haja uma lesão mais grave, como, por exemplo, um trauma ligamentar, a melhor opção é a imobilização por algumas semanas para dar o devido tempo à cicatrização.

TORNOZELEIRA
Um recurso comumente empregado é a tornozeleira funcional. Contudo, o uso prolongado da tornozeleira manda um sinal falso ao cérebro de que a articulação está estável. Como resultado disso, o corpo é menos desafiado para voltar a ter sua estabilidade, o que faz com que a articulação fique viciada e só possa trabalhar com o uso deste acessório.
Toda essa alteração causa uma grande mudança na biomecânica do atleta. Precisa- se então fazer devagar o desmame da tornozeleira e substituí-la por exercícios proprioceptivos e específicos do gesto esportivo para devolver a confiança na articulação que o atleta perdeu por causa da lesão. É muito importante entender que o mesmo movimento que causa a lesão é o que a trata, com algumas alterações didáticas e em função de treinamento nas repetições.

Abraços

Adriano Coach

Aberto de Tênis de Santa Catarina

Argentino Acasuso fica com o título no Aberto de Tênis de Santa Catarina

Foto: Cristiano Andujar/Divulgação

Ex top 20 do mundo venceu neste domingo o gaúcho Marcelo Demoliner em Blumenau
Blumenau/SC – O argentino José Acasuso, 28 anos, é o novo campeão do Aberto de Tênis de Santa Catarina. Neste domingo (17) ele derrotou o brasileiro Marcelo Demoliner, 22 anos,  com um duplo 6/2, em 1h19min, e garantiu um prêmio de US$ 5 mil e mais 80 pontos no ranking mundial. O vice-campeão recebeu uma premiação de US$ 3 mil e 48 pontos na lista da ATP.  “Superei o cansaço da semifinal e fiz uma boa partida, conseguindo devolver o saque dele, que é uma das suas principais características”, resumiu Acasuso.
Apesar de contar com o apoio maciço da torcida junto à quadra central do Tabajara Tênis Clube, Marcelo Demoliner, integrante da equipe do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), não conseguiu evitar a derrota para o experiente tenista argentino, ex-top 20 do mundo. Depois de confirmar seu primeiro serviço, no início da partida, Demoliner sentiu a superioridade do adversário. Acasuso mostrou todo o seu talento, variando os golpes e impedindo que o brasileiro se sentisse à vontade dentro de quadra.
Mesmo assim, o vice-campeonato foi um resultado importante para Demoliner, campeão do torneio em 2009, e que deverá se aproximar dos 300 melhores do mundo. “Não estava num dia feliz. A bola infelizmente não entrou”, disse o gaúcho, que fez questão de enaltecer a qualidade e a experiência de seu adversário. “Ele é um cara frio, muito equilibrado e que em nenhum momento se abateu. Ele está de parabéns”, avaliou Demoliner.


DUPLAS – No sábado à noite a parceria formada pelo mineiro André Sá e pelo gaúcho Franco Ferreiro conquistou o bicampeonato do Aberto de Tênis de Santa Catarina. Os dois derrotaram o espanhol Adrian Menendez-Maceiras e o português Leonardo Tavares em 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 10/4 e 1h21min.
O Aberto de Tênis de Santa Catarina ofereceu premiação total de US$ 35 mil. O evento teve a realização do Instituto Atuação de Projetos Culturais, Esportivos e Turísticos, com promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Estadual de Esportes, Cultura e Turismo de Santa Catarina e Fundesporte. A organização foi da ProTenis Promoções Esportivas, com apoio da Prefeitura de Blumenau, Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, Hering, Karsten, Decanter, 90 FM Lite Hits, Baumgarten, Círculo, Plasvale, Barigüi, Sulvimes, Carton Druck e CBT/Correios.

Abraços

Adriano Coach

Fonte: abertosc.com.br

Masters 1000 de Monte Carlo


Monte Carlo (Mônaco) – Rafael Nadal mostrou novamente por que é o “Rei de Mônaco” e venceu pela sétima vez seguida o Masters 1000 de Monte Carlo, batendo o compatriota David Ferrer por 6/4 e 7/5 em 2h16 de partida. O espanhol é o único jogador da história a ser heptacampeão consecutivamente de um torneio e também melhorou seu recorde de títulos de Masters 1000 para 19 conquistas.
O troféu de Monte Carlo deste ano é o 30º do número 1 do mundo no saibro, igualando a marca do compatriota Manuel Orantes e do sueco Bjorn Borg. O espanhol, com apenas 24 anos, está 10 títulos atrás de Thomas Muster e a 15 de Guillermo Vilas. A vitória sobre Ferrer neste domingo foi a 29ª segunda seguida na terra batida para Nadal, favorito absoluto para defender seus pontos em Madri, Roma e Roland Garros, e para somar ainda mais no torneio 500 de Barcelona na próxima semana.
Apesar de não ter mostrado seu melhor tênis da semana, Nadal não correu muitos riscos diante de Ferrer. Os espanhóis jogaram games longos e com diversas oportunidades de quebra no primeiro set, mas o número 1 foi mais decisivo, ganhando cinco pontos a mais que o adversário para fechar a primeira parcial.

No segundo set, Nadal conseguiu a quebra no início e parecia caminhar tranquilamente para a vitória, até que Ferrer empatou por 4/4 e confirmou em seguida. No entanto, o número 2 da Espanha vacilou. Sacando no 10º game, fez uma dupla-falta seguida de uma direita longe da linha. Nadal não titubeou e sacou para o campeonato, faturando 438 mil euros de premiação. Já Ferrer embolsou 205 mil com a decisão.

Adriano Coach

Fonte: Tenisbrasil

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Aberto de Tênis de Santa Catarina


O evento será disputado a partir deste sábado (9), com os jogos do qualifying. A chave principal tem início programado para a segunda-feira (11).
Reconhecido como um dos mais importantes torneios do tênis profissional no Brasil, o Aberto de Santa Catarina chega, em 2011, à sua sexta edição consecutiva. A criação do torneio, em 2006, foi determinante para a retomada da Região Sul no cenário tenístico internacional, e desde então o evento vem ocupando posição de destaque no calendário de alguns dos principais jogadores.
Além da presença dos principais jogadores brasileiros, o Aberto de Tênis de Santa Catarina deverá contar com uma expressiva participação de atletas estrangeiros. De acordo com a lista de inscritos, atletas de 34 países pretendem estar nas quadras do Tabajara Tênis Clube, em Blumenau, entre os dias 9 e 17 de abril.
Vamos prestigiar o torneio, a entrada no Tabajara Tênis Clube é livre !
Não deixe de comparecer para prestigiar um excelente evento e um ótimo nível de Tênis !

Abraços

Adriano Coach

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Energia e Gasto Calórico no Tênis



Energia e o gasto calórico no tênis


O tênis é caracterizado por exercícios de alta intensidade, velocidade e apuração durante partidas que podem durar horas. Por isso, ele necessita que seu corpo utilize dois sistemas distintos para fornecimento de energia:

Ele primeiramente utiliza energia anaeróbia dos carboidratos para os movimentos rápidos e de alta intensidade durante a disputa dos pontos.

Entretanto, a longa duração das partidas, o curto tempo de recuperação entre os games e a constante tolerância ao calor requerem também a ativação do sistema aeróbio para fornecimento de energia que utiliza carboidrato e gordura como combustível. A proteína é utilizada para reparação, manutenção e crescimento das células; entretanto, também pode ser utilizada como fonte de energia em último caso.

O total dessa energia fornecida para a prática do tênis representa o gasto calórico que o jogador apresenta durante o treino ou partida. Tenistas podem gastar muitas calorias nas quadras, principalmente durante as competições. Não é raro os jogadores gastarem de 600 a 800 calorias por hora nos treinos e partidas de tênis simples. Entretanto, a quantidade de calorias “queimadas” varia de acordo com a idade, gênero, composição corporal, intensidade e duração dos treinos e partidas.

Pode-se dizer que, durante o jogo, o gasto calórico de jogadores de tênis recreativo varia de 5 a 11 calorias por minuto em partidas simples e de 3 a 7 calorias por minuto em partidas de duplas. Já jogadores de tênis competitivo podem gastar de 6,4 a 14,4 calorias por minuto de atividade.

Por isso, tanto a dieta do tenista amador quando do competitivo deve promover um balanço dessa perda calórica, a partir do consumo adequado de calorias em refeições balanceadas que favoreça crescimento e desenvolvimento adequado, regulação metabólica, equilíbrio dos sistemas imunológico e endócrino, recuperação muscular, boa performance e saúde.

Os cálculos utilizados para a prescrição de uma alimentação adequada devem ser feitos por um profissional capacitado, pois dependem da composição corporal, da necessidade de manutenção, ganho ou perda de peso e dos objetivos de cada atleta (por exemplo, atletas de elite podem ter uma necessidade energética de 2500 a 4500 calorias por dia).

Entretanto, todos os nutrientes são importantes para os tenistas e deve-se dedicar atenção especial para o consumo de água, eletrólitos e carboidratos que, durante treinos ou jogos prolongados, devem ser repostos por meio de bebidas energéticas à base de maltodextrina, alimentos sólidos ou em gel dissolvido.

Os jogadores de tênis precisam de energia para velocidade, força e resistência. As escolhas na alimentação e na hidratação antes, durante e após a partida são uma ferramenta decisiva em quadra.

Abraços

Adriano Coach

Fonte : Tenisbrasil