" Saúde...A boa orientação, faz a diferença! Exija Profissional de Educação Física, o único habilitado a promover valores com ética e segurança."







quarta-feira, 27 de julho de 2011

Parabéns

Boa tarde!

Neste último final de semana, foi realizado na academia Top Tênis em Florianópolis 3° Estadual Seniors.
Participaram deste torneio os tenistas Richrard Cordeiro de Oliveira e Simone Barbosa.
Pude acompanha-los nesta competição, e observei uma grande evolução dos dois tenistas.
Parabenizo ambos os tenistas, pela evolução e dedicação, e parebenizo a Simone Barbosa, que sagrou-se vice-campeã da categoria 35 anos Feminina.

Sinto-me orgulhoso em fazer parte da evolução dos meus alunos, e aos poucos, realizando um trabalho sério, os resultados aparecem!

Abraços

Adriano Coach

terça-feira, 19 de julho de 2011

Devolução de Saque

Bom dia pessoal!
Abaixo, compartilho com vocês algumas dicas para que você se torne um bom devolvedor de saque.

Mantendo uma boa devolução de saque!

Como o saque é o ponto inicial do jogo, onde o sacador já sai atacando, para o devolvedor, a devolução de saque é seu 1° ponto, onde com uma boa devolução você poderá anular o ataque do sacador, com isso, “Mantenha seus olhos grudados no lançamento da bola, no ritmo e na posição da raquete, para se sair bem na devolução”.
A devolução de saque tem que ser encarada como uma oportunidade de ditar o ritmo de uma partida desde o começo, portanto não desperdice a devolução, e busque sempre colocá-la em jogo.
O recebedor que se concentra e consegue devolver o saque, põe seu adversário sob tremenda pressão. Nada é mais desanimador para um tenista, do que ver seus bons saques serem devolvidos fundos, fazendo-o começar tudo de novo.
Torne sua devolução uma boa arma, tentando devolve-la de uma forma onde você poderá encaixar bem o golpe seguinte.

Fazendo a leitura do sacador
A maior parte da sua rapidez na devolução vai vir de seu ganho de experiência ao disputar partidas, assim você vai criar seu próprio estilo de devolução.
Fique atento no lançamento da bola do sacador e no ponto de contato, pois quando o tenista é de um nível intermediário, o lançamento da bola e o contato irão variar para um saque aberto ou fechado, com spin, slice ou flat.
Para quem vai realizar um saque com slice, acaba lançando a bola mais ao lado do seu corpo, este saque geralmente sai aberto no lado da direita do devolvedor, e fechado no lado da sua esquerda. Quando se lança a bola mais acima da cabeça, o sacador irá realizar um saque com spin, o conhecido saque kick, geralmente ele acaba sendo fechado no lado direito e bem aberto no lado esquerdo. E por fim, quando a bola é lançada mais a frente do corpo, o saque sai sem muito efeito, sendo um saque mais chapado, podendo variar muito a direção.
Quando um jogador já possui um alto nível, ele consegue esconder  mais seu golpe, mas sempre fique atento ao lançamento.

Aprenda a estudar o ritmo do saque do seu adversário, pois quando ele lançar a bola, você sabe exatamente o momento de ir para frente e ficar pronto para reagir. Com treino, qualquer jogador poderá aprender a detectar estas pistas.

Antecipe seu movimento
Muitas vezes o tenista intermediário acredita que na devolução de saque deve ser feito o movimento completo. Geralmente você pode usar a força do saque do adversário para acertar uma devolução muito eficiente.
A devolução de saque acaba sendo uma jogada um pouco mais rápida, pois o sacador sairá atacando você, com isso, haverá casos que você não conseguirá preparar todo o corpo para golpear a bola, então procure fazer uma antecipação da sua cintura escapular, ou seja, a região dos ombros, rotando-a para o lado em que for a bola e mantenha uma base (pernas) bem apoiada. Imagine seus ombros bem relaxados e soltos antes da devolução, e sua raquete apontando para o seu adversário enquanto você está de frente para ele. Se você virar só os ombros, sua raquete estará automaticamente preparada para a devolução. A virada dos ombros é uma maneira fácil não só para preparar rapidamente, mas também para controlar sua preparação, que não precisa ser grande.

Confunda o sacador


Se você tem um golpe que é melhor que a outro, vamos dizer, a sua direita é melhor que a esquerda, ou o seu adversário tem um saque que é menos eficiente que o outro, varie seu posicionamento, fazendo o sacador forçar um saque no seu melhor golpe ou fazendo com que ele saque onde é menos eficiente. Faça-o pensar sobre o que você está fazendo.
Se você jogar contra um adversário que tem um bom 1° saque, nunca perca a oportunidade de atacá-lo quando ele tiver que sacar o 2° saque.
Muitos dos tenistas profissionais, quando jogam contra um excelente sacador, tentam adivinhar a direção do 1° saque, e saem machucando seu oponente no seu 2° saque. Um dos que executava muito bem este tática era Andre Agassi.
Espero que estas dicas possam lhe ajudar, e tornar você um bom devolvedor de saque!
Abraços
Adriano Coach

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mini Tênis

Olá pessoal,
Em consonância com o desenvolvimento do tênis em geral, decidi e foi aceito pela PSP Sports o incentivo ao “Mini Tênis”, ou seja, implantamos a modalidade na nossa academia para crianças acima de 05 anos.
Caso não conheça a modalidade, a seguir listo algumas observações importantes sobre o tema, o texto é didático e de fácil entendimento. Os principais aspectos são os benefícios para as crianças no crescimento físico e mental.
Disponibilizamos horários nos períodos matutinos e vespertinos, em havendo interesse, marque uma aula experimental ou, fale diretamente comigo, terei o maior interesse em tirar suas dúvidas e prestar esclarecimentos.
O QUE É O MINI-TENIS?
Ø  O Mini-Tênis é uma adaptação do tênis oficial, para que crianças consigam praticá-lo de forma divertida e sem gerar nenhuma frustração;
Ø  As medidas da quadra são reduzidas, assim como a altura da rede;
Ø   As raquetes são de tamanhos proporcionais a idade da criança;
Ø  As regras podem ser adaptadas de acordo com o progresso da criança;
Ø  As bolas são especiais, proporcionais para cada nível;

QUANDO UMA CRIANÇA PODE COMEÇAR A JOGAR TÊNIS?
Ø   Quanto antes às crianças praticarem algum exercício físico, melhor. O tênis é um esporte que cada vez ganha mais seguidores.
Ø  Especialistas no tema podem afirmar que a partir dos 5 anos de idade, em geral, as crianças já possuem um controle mais acentuado dos seus movimentos, sendo assim a idade adequada para começar a aprender este esporte.

QUAIS OS BENEFíCIOS DO JOGO DE TÊNIS?
É um jogo divertido, socializador e educativo. Desenvolve a motricidade e a coordenação, e ajuda no fortalecimento e na tonificação da musculatura das crianças. Além disso, estimula a disciplina, os reflexos, a psicomotricidade, assim como o sentido de responsabilidade.
Cientistas e doutores de todo o mundo confirmam que o tênis é uma das atividades físicas mais saudáveis para se praticar. O tênis oferece grandes benefícios físicos e psicológicos para as crianças.
Ø   Benefícios físicos do tênis: capacidade aeróbica, força muscular, coordenação dos movimentos, velocidade, agilidade, flexibilidade, etc.
Ø   Benefícios psicológicos do tênis: desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem do jogo reforça o valor do trabalho e do esforço, cria um sentido competitivo íntegro, estimula o trabalho em equipe, desenvolve habilidades sociais, melhora a auto-estima, a segurança e adiversão.
Grato pela atenção,
Adriano Coach

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dicas de como jogar no Saibro



1 - Aceite trocas longas. Deve estar em condições de ficar na quadra todo tempo que seja necessário para ganhar. Como dizem , "deves pegar uma bola mais que o outro adversário". No saibro é difícil pegar golpes ganhadores porque a superfície é mais lenta.

2 - Dê a tua estratégia tempo para que funcione. Tudo acontece mais lento no saibro, e pode ser que tome tempo de encontrar o ponto fraco do jogo de seu adversário.

3 - Trabalha a teu adversário como se fosse um boxeador. Deves buscar pacientemente por uma oportunidade para atacar.

4 - Use mais topspin e jogue alto sobre a rede. Ganhar em quadra lentas requer paciência e que cometa poucos erros não forçados. Golpes com topspin 1 m. aprox. acima da rede reduzirá erros.

5 - Jogue a bola profunda. Manter nossa bola profunda com nossos golpes, fará com que nosso adversário tenha dificuldade de nos atacar e pressionar. No saibro, é difícil tirar teu adversário fora da quadra com golpes planos. As bolas profundas com topspin são a melhor maneira de tirar teu adversário de posição e terá uma grande possibilidade de ataque.

6 - Com teu serviço, exiga colocação mais que força. É possível fazer aces em quadra lentas, mas não será Goran Ivanisevic. Já que não pode se-lo, trata de servir no setor mais débil da devolução do adversário.

7 - Usa o saque com "kick". É uma boa arma, já que os quiques altos e pesados, gerados pelo efeito, podem frustrar a muitos jogadores.