Bom dia pessoal!
Abaixo, compartilho com vocês algumas dicas para que você se torne um bom devolvedor de saque.
Mantendo uma boa devolução de saque!
Como o saque é o ponto inicial do jogo, onde o sacador já sai atacando, para o devolvedor, a devolução de saque é seu 1° ponto, onde com uma boa devolução você poderá anular o ataque do sacador, com isso, “Mantenha seus olhos grudados no lançamento da bola, no ritmo e na posição da raquete, para se sair bem na devolução”.
A devolução de saque tem que ser encarada como uma oportunidade de ditar o ritmo de uma partida desde o começo, portanto não desperdice a devolução, e busque sempre colocá-la em jogo.
O recebedor que se concentra e consegue devolver o saque, põe seu adversário sob tremenda pressão. Nada é mais desanimador para um tenista, do que ver seus bons saques serem devolvidos fundos, fazendo-o começar tudo de novo.
Torne sua devolução uma boa arma, tentando devolve-la de uma forma onde você poderá encaixar bem o golpe seguinte.
Fazendo a leitura do sacador
Fazendo a leitura do sacador
A maior parte da sua rapidez na devolução vai vir de seu ganho de experiência ao disputar partidas, assim você vai criar seu próprio estilo de devolução.
Fique atento no lançamento da bola do sacador e no ponto de contato, pois quando o tenista é de um nível intermediário, o lançamento da bola e o contato irão variar para um saque aberto ou fechado, com spin, slice ou flat.
Para quem vai realizar um saque com slice, acaba lançando a bola mais ao lado do seu corpo, este saque geralmente sai aberto no lado da direita do devolvedor, e fechado no lado da sua esquerda. Quando se lança a bola mais acima da cabeça, o sacador irá realizar um saque com spin, o conhecido saque kick, geralmente ele acaba sendo fechado no lado direito e bem aberto no lado esquerdo. E por fim, quando a bola é lançada mais a frente do corpo, o saque sai sem muito efeito, sendo um saque mais chapado, podendo variar muito a direção.
Quando um jogador já possui um alto nível, ele consegue esconder mais seu golpe, mas sempre fique atento ao lançamento.
Aprenda a estudar o ritmo do saque do seu adversário, pois quando ele lançar a bola, você sabe exatamente o momento de ir para frente e ficar pronto para reagir. Com treino, qualquer jogador poderá aprender a detectar estas pistas.
Antecipe seu movimento
Muitas vezes o tenista intermediário acredita que na devolução de saque deve ser feito o movimento completo. Geralmente você pode usar a força do saque do adversário para acertar uma devolução muito eficiente.
A devolução de saque acaba sendo uma jogada um pouco mais rápida, pois o sacador sairá atacando você, com isso, haverá casos que você não conseguirá preparar todo o corpo para golpear a bola, então procure fazer uma antecipação da sua cintura escapular, ou seja, a região dos ombros, rotando-a para o lado em que for a bola e mantenha uma base (pernas) bem apoiada. Imagine seus ombros bem relaxados e soltos antes da devolução, e sua raquete apontando para o seu adversário enquanto você está de frente para ele. Se você virar só os ombros, sua raquete estará automaticamente preparada para a devolução. A virada dos ombros é uma maneira fácil não só para preparar rapidamente, mas também para controlar sua preparação, que não precisa ser grande.
Confunda o sacador
Se você tem um golpe que é melhor que a outro, vamos dizer, a sua direita é melhor que a esquerda, ou o seu adversário tem um saque que é menos eficiente que o outro, varie seu posicionamento, fazendo o sacador forçar um saque no seu melhor golpe ou fazendo com que ele saque onde é menos eficiente. Faça-o pensar sobre o que você está fazendo.
Confunda o sacador
Se você tem um golpe que é melhor que a outro, vamos dizer, a sua direita é melhor que a esquerda, ou o seu adversário tem um saque que é menos eficiente que o outro, varie seu posicionamento, fazendo o sacador forçar um saque no seu melhor golpe ou fazendo com que ele saque onde é menos eficiente. Faça-o pensar sobre o que você está fazendo.
Se você jogar contra um adversário que tem um bom 1° saque, nunca perca a oportunidade de atacá-lo quando ele tiver que sacar o 2° saque.
Muitos dos tenistas profissionais, quando jogam contra um excelente sacador, tentam adivinhar a direção do 1° saque, e saem machucando seu oponente no seu 2° saque. Um dos que executava muito bem este tática era Andre Agassi.
Espero que estas dicas possam lhe ajudar, e tornar você um bom devolvedor de saque!
Abraços
Adriano Coach
Nenhum comentário:
Postar um comentário